Sancruza Imóveis

DÚVIDAS COMUNS DE QUEM VAI COMPRAR UM IMÓVEL

A compra da casa própria é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. A decisão envolve uma grande quantia em dinheiro, e deve ser pensada com cuidado e atenção. Por outro lado, é a realização de um sonho e sinônimo de estabilidade.

Entretanto, é comum que quem esteja à procura de um imóvel tenha muitas dúvidas. Seja sobre com o que se preocupar na hora da busca, ou até mesmo sobre documentação, contrato e uso do FGTS – ou seja, tudo o que envolve a compra de fato.

Pensando nisso, nós reunimos cinco dúvidas comuns entre os futuros compradores da tão sonhada casa própria. Queremos te ajudar a se informar para que não haja dor de cabeça no processo da compra. Boa sorte!

É melhor esperar a crise passar para comprar?
Essa é uma dúvida muito comum de quem vai comprar um imóvel. Como a situação econômica no país não é das melhores, a maioria das pessoas acredita que essa não é a melhor época para se adquirir um bem como esse. O que não é verdade.

Passada a crise, a tendência é que haja um equilíbrio entre a oferta e a procura, fazendo com que os preços aumentem. Por isso, agora é sim uma boa hora para comprar – respeitando sempre, claro, as suas condições reais e as suas necessidades.

Devo desconfiar de um imóvel muito barato?
Se você está em dúvida em relação à qualidade ou à procedência do imóvel, não compre. A aquisição de um bem como esse exige muita tranquilidade e certeza na hora de fechar negócio. Por isso, se o imóvel estiver muito barato, desconfie e faça as suas pesquisas para entender o motivo. Para garantir a segurança, faça a sua compra através de uma imobiliária ou de um corretor.

Quanto vou gastar com a documentação?
As despesas com os documentos do imóvel geralmente correspondem a 6% do preço financiado, e conta com gastos como registros no cartório e o pagamento do ITBI, o Imposto de Transmissão Bens Intervivos. Por isso é muito importante separar um valor para esses gastos, além do dinheiro que você já reservou para a compra de sua nova casa.

Como usar o FGTS para comprar meu imóvel?
Lembre-se que você só pode usar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para a aquisição de imóveis no valor de até R$ 500 mil, com a condição que sejam residenciais urbanos. Para utilizar esse benefíciona hora de comprar a sua nova casa, é necessário comprovar que trabalhou por no mínimo três anos, período que pode ser alternado ou seguido, sob o regime do Fundo de Garantia.

Imóvel na planta ou usado?
Essa também costuma ser uma dúvida frequente. Para esclarecê-la, é preciso lembrar que existem vantagens e desvantagens entre o imóvel na planta e o usado. Para fazer a escolha certa, você levar observar vários pontos, e entender quais são mais importante para tomar a sua decisão. O imóvel na planta, por exemplo, dificilmente terá que passar por reformas, enquanto o usado tende a ser maior.

E você, tem outra dúvida sobre a compra de um imóvel? Deixe aqui nos comentários que a Sancruza vai te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Filiações e Certificação: